Aos interessados

Aos interessados

Sejam todas e todos muito bem vindos ao nosso grupo.

Estamos ao vosso dispor para aqui publicarmos as vossas reflexões sobre a temática da Formação de Professores.
Para publicar, basta que enviem cópia digitada em words para o e-mail do administrador que, após moderação (principalmente contra plágios) e aprovação, se fará um prazer em veicular as vossas produções.
Para maiores informações visualize o registro do grupo junto ao CNPq através do link:


Visitou nosso blog?
Deixe um alô para que possamos saber que esteve por cá. Gostamos muito de todos nossos visitantes.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

263 FINS E PRINCÍPIOS



Ou talvez devesse dizer términos e recomeços?


Posso até alterar os termos, mas neste caso a regra matemática não se aplica e não poderei mudar a ordem dos fatores: um ano escolar que se encerra e um outro que já começa a ser planejado, esboçado. Foi assim nossa tarde deste 09/12/15.



Quisemos surpreender (por pura dificuldade de comunicação) e fomos surpreendidos, a festa estava armada e nós só chegamos para a culminância, para o ato final. Um projeto visando a discussão sobre a inclusão estava atingindo seu ápice. Uma agitação só, naquela escola! O grande homenageado estava por chegar.  Seu nome é Francisco, mas é muito mais conhecido por "Cunhado", forma como tratava seus amigos durante a sua juventude.

A decoração da escola condizia perfeitamente com a personalidade do homenageado. Pessoalmente, senti-me na “Era do Rádio”... Nos tempos que já lá vão (que o digam elementos como um velho ferro de repassar roupa, daqueles feitos em ferro fundido em cujo interior eram colocadas brasas para esquentá-lo e engomar as alvas camisas de linho). Consegue visualizá-lo na foto abaixo?

O homenageado, sua esposa, neto e a filha (Diretora da Escola Júlio)

Estavam ali, também dando seu recado, alguns “bolachões de vinil” (os velhos LP’s) que ajudaram a imortalizar muitas das vozes mais representativas da MPB. Detalhes de uma história de vida... Detalhes... na voz do rei RC gravada numa dessas relíquias.



Depois de ter colocado o homenageado frente à “guarda de honra” de muitas e boas recordações perfiladas, chegou o momento mais solene da tarde: a homenagem das crianças da escola: Poesias, cordéis e, surpreendam-se: uma belíssima entrevista realizada por alunas/os da escola. No final tivemos um exemplo de bom trabalho, tal como todos os outros, mas que destacamos pela complexidade de recursos e técnicas utilizadas: a emissão ao vivo da “Rádio Cultura Popular” (assim denominada pelos alunos/as)... Pareciam verdadeiros profissionais do rádio.





Entre lágrimas de emoção, abraços, cantares, declamações e aplausos, um “grand final” com a apresentações de um trabalho criado, ensaiado e apresentado pela iniciativas das/os alunas/os em agradecimento ao homenageado.



Entoado a muitas vozes o famoso “Parabéns a Você”, foi feita a entrega de uma recordação. A hora da merenda chegara.


Só houve tempo para um breve bate-papo sobre o projeto que apresentaremos e discutiremos na próxima semana (já visualizando o próximo ano letivo).

A tarde acabou!

Todos ficaram felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog é público, mas a responsabilidade pelo que você diz ou comenta é só sua, inteiramente sua, fato pelo qual, antecipadamente, declino qualquer responsabilidade pelo registrado por outras pessoas que não eu próprio.