Aos interessados

Aos interessados

Sejam todas e todos muito bem vindos ao nosso grupo.

Estamos ao vosso dispor para aqui publicarmos as vossas reflexões sobre a temática da Formação de Professores.
Para publicar, basta que enviem cópia digitada em words para o e-mail do administrador que, após moderação (principalmente contra plágios) e aprovação, se fará um prazer em veicular as vossas produções.
Para maiores informações visualize o registro do grupo junto ao CNPq através do link:


Visitou nosso blog?
Deixe um alô para que possamos saber que esteve por cá. Gostamos muito de todos nossos visitantes.

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

264 DIVULGANDO O BALANÇO ANUAL

É... falta um dia para o Novo Ano e em educação tudo pode precipitar-se a qualquer momento, tal a dinamismo da área,  fiquemos, pois, apenas na preparação do balanço que só poderá ser concluído no primeiro dia útil de 2016 que está aí nos batendo na porta.

Compreendo que a todo e qualquer momento é hora para dar uma olhada para as realizações concluídas e fazer algum tipo de avaliação que, como já foi dito, ainda não pode ser conclusivo. Por isso quero, calma e criticamente, voltar meu olhar para o percurso que realizamos este ano que está acabando.

Em Janeiro tivemos a comemoração da postagem número 100. Estávamos abrindo caminho no meio desta selva de bites que é a Internet. Mas mais que isso, essa marca representou para mim uma afirmação do bom caminho que trilhávamos. A prova foi que nesse mesmo mês contamos com o aumento de participantes do GE.

Fevereiro: Carnaval, sombra e água fresca. Um mal estar sem gravidade se apoderou de mim e me impediu de estar mais presente neste espaço. Mono não teve oportunidade de me avistar. Bem feito! Também não sou muito fã dele!

Março: Meu mês... de minhas desavenças comigo mesmo, de dúvidas (mais que certezas), de desabafos... de seguir em frente tocando o caminho que me tem ensinado a andar.

Abril: Um tempo de "férias" para recarregar as baterias - Alagoas. Depois primeiros passos rumo a uma prática que - finalmente - não saiu da ideia, mas que ainda paira encostada num canto tranquilo da memória.

Maio:Ufa! Este foi puxado! Semana da Pedagogia, Congresso de H. E., sorteio de livros e, para encerrar "em beleza" a comparação entre professores e os melões que só "Zé" Pacheco sabe fazer!

Junho: Eita arraiá! Mas teve muito mais que isso! Nóvoa, Pacheco e... Saramago! Histórias para crianças e o nascimento de uma parceria com a Julio Joel.  


Julho: O mês termina com uma discussão com Cury... bem sei, tem quem adore, não eu! Um tempo sem net... anomalias! Festa!!! Um ano de blog!

Agosto: A parceria co JJ (Júlio Joel) está indo no rumo esperado. Os primeiros contatos animam todo mundo. Isso é bom, reconforta e instiga!

Setembro: Bela combinação: Super Lua com eclipse total - Pink Floyd (another brick on the wall) - Educação que machuca. A reflexão quase no limite.

Outubro: Desilusão pouca é besteira! Muitas, muitas reclamações, todas justificadas... poucas entendidas. Não faz mal, a gente acaba aprendendo e saindo no lucro!

Novembro: A JJ continua sendo o centro de nossas atenções práticas. E o pensamento lá... no futuro!

Dezembro: A greve atrapalha nossos planos. É legal enquanto meio de reivindicação do trabalhador, mas esta é injustificada. Deixa para lá! Um dia aprenderão! Fim de ano! A vida continua, mas muito se mede em espaços chamados "ano" ao final de cada um é costume fazer um apanhado das ações do período. Cumpri minha tarefa!

Antes de encerrar este último registro de 2015 quero deixar uma mensagem que é (sempre será!) de otimismo:

FAÇAM O ANO QUE AMANHÃ SE INICIA VALER MUITO A PENA    

 Se chegou até aqui, fique sabendo que este foi para mim um ano a não esquecer jamais, de bom que foi, malgrado alguns percalços sempre passíveis de acontecer.

Ao encerrar esta mensagem deixo a minha maior conquista do ano: Tive meu primeiro artigo publicado numa revista com Qualis A-1

FELIZ 2016! 

2 comentários:

  1. O meu primeiro dia de aula, me recordo que foi um momento maçante, um professor português com sotaque moderadamente carregado falava de Fundamentos Históricos da Educação. No final da aula, quando todos haviam ido embora, lhe disse: -Professor! Quero fazer mestrado, o que preciso para me tornar bolsista de iniciação científica? Acho que não fui levado muito a sério. Mas, o que importa é que dois semestres depois, aquele professor sabia que eu possuía qualidade para me tornar bolsista e assim aconteceu.
    Entretanto, hoje posso afirmar, além de meu orientador, aquele professor é um grande amigo, Dr. Manuel José Pina Fernandes obrigado por me auxiliar em minha caminhada e indicar um NORTE e um SENTIDO para minha formação.
    Felicidades e um belo 2016 com muitas conquistas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade quem sempre se sente privilegiado com os avanços dos alunos sou eu.
      Sou eu quem tem que agradecer a confiança em mim depositada, mesmo depois de terem uma ficha completa revelada antes da partida. Vocês sabem do que falo!
      Mas não me importa e quero continuar assim: amigo de quem quer ser amigo e indiferente para quem agir de outro modo.
      Sou exigente?
      E daí?
      Você veio para aprender ou está apenas de férias, depois do ensino básico, enquanto não arruma o que fazer?!
      Quem quiser que conte comigo! Ajudo até onde puder!

      Aproveito para deixar registrado o meu maior desejo neste momento:
      Que todos tenhamos muita Saúde e Paz para fazermos do 16 o melhor ano de nossas vidas até então. Isso será o suficiente para seguirmos rumo ao sucesso: FAZER - jamais esperar que façam por nós!

      Forte amplexo em todos!

      Excluir

O Blog é público, mas a responsabilidade pelo que você diz ou comenta é só sua, inteiramente sua, fato pelo qual, antecipadamente, declino qualquer responsabilidade pelo registrado por outras pessoas que não eu próprio.