Apresentação



Sejam todas e todos muito bem vindos e bem vidas.


Até algum tempo atrás este blog reverberava um pouco do trabalho docente que realizava através de um grupo de estudo e pesquisas. Mas a hora de encostar as chuteiras chegou mais cedo, pois houve um imprevisto e tive que me afastar para cuidar da saúde.

O grupo até então existente acabou-se, mas a vontade de continuar falando ao mundo sobre minhas ideias educacionais não morreu, Por esse motivo estou remodelando por completo este blog, Espero continuar a merecer a vossa visita.

Grato!

domingo, 25 de outubro de 2020

Acertei na loteria

Quem leu as minhas postagens anteriores poderá assegurar-se do meu modo de pensar quanto ao destino do governo que aí temos instalado. #Fascistasnãopassarão é um grito que venho dando desde o dia das eleições em que se soube quem assumiria o poder. Tinha as minhas análises políticas e contava muito com a minha intuição.

O governo foi empossado em meio a uma negação de reconhecimento do titular da cadeira mais cobiçada numa nação. Já nesse momento se percebia, pela equipe do primeiro escalão que nos foi mostrada, que o alvo pregado através de bordões em comício e disparos de milhares de fakenews, o fim da corrupção, foi apenas uma forma grotesca, mas que rendeu ótimos dividendos, para se elegerem.

Não posso garantir, pois não tenho provas, mas a suspeição fica no ar e não prejudica ninguém e muito menos poderá desencadear uma terceira guerra mundial, por esse motivo atrevo-me que ao ver a equipe apresentada, nesse exato momento tivemos "coxinhas" jogando a toalha e se questionado sobre o efeito do seu ato impensado, ou movido pela falta de reflexão.

O tempo vai passando e nós vamos percebendo, a cada dia com mais clareza, que esse governo não é mais, acabou-se, sendo seguro apenas pela posição social do vice-presidente, um general da reserva do exército brasileiro. Cabe, no entanto, questionar: até que ponto esse único ponto de resistência vai aguentar segurar a corda. principalmente com o constante agravamento da endemia da Covid19.

Enfrentamos, por efeito dessa endemia, uma situação caótica com mais de 51.271 mil mortos até este dia e um total estimado de 1.406.270 infectados. Já ocupamos, em linha ascendente, a segunda desonrosa posição, apenas perdendo para EUA. Esse resultado advém muito especialmente da incapacidade da equipe ministerial de lidar com o problema, aliás, essa equipe está reunida sobre um pântano de areias movediças, visto poucos se seguram nas respectivas cadeiras e caem com a maior facilidade sem conseguirem atingir um objetivo programado que seja. Ora, isso também não deve ser visto como novidade lembrando que o chefe de tal equipe sequer tem um plano de governo, agora que já passamos de um ano e meio de governo. Não temos sequer um ministro da saúde (quem ocupa o lugar interinamente é mais um militar, nem temos ministro da educação, pois o enésimo que passou pelo ministério fugiu feito covarde para os EUA (de onde espero que Mister Trump tenha coragem de expulsar, como fez com outros trabalhadores).

A sociedade está refletindo o exemplo que vê no governo: a corrupção começa no posto mais alto quando retira dinheiro da educação e da saúde, principalmente, para comprar os políticos que vão certamente ter votar um processo de impeachment ou mesmo de cassação da chapa vencedora das últimas eleições. Por outro lado seguindo os constantes apelo do governo para que "bandido bom seja bandido morto", a polícia militar vem usando o modelo ctrl/C + ctrl/V da polícia americana. Verdadeiro abuso de autoridade e a certeza da impunidade garantida pelo presidente da nação.

Quem, do exterior conheceu o Brasil verde e amarelo pode hoje imaginar que no lugar da esfera com a Ordem e o Progresso cabe melhor um símbolo qualquer que represente uma re´pública dirigida por um grupo de milicianos que semeiam o terror e deixam atrás de si um rastro de sangue e morte.

Quando vim para este país, imaginei (e bem) que bons tempos estavam para chegar. Embora tenha pisado este solo ainda em plena ditadura militar, que hoje querem negar, a minha intuição era de que chegaria o momento de cantar a liberdade e a alegria de ser um  povo hospitaleiro e festeiro após o desempenho de suas obrigações diárias. Esse tempo veio e o progresso anunciado na bandeira chegou. O Brasil chegou a estar entre as seis maiores potências econômicas do mundo. Algo significativo, mas que não agradava à elite capitalista que não visa mais nada que o seu umbigo. Ter que conviver, no avião, na universidade, nos bons restaurantes, na sala de cinema com os pobres empoderados por um governo que lhes deu voz e vez, não era possível. Precisava-se, mais que urgentemente acabar com essa esbórnia. Os senhores donos do dinheiro deram um golpe no governo que tanto bem fez aos pobres (tirando 24 milhões da extrema pobreza e levando quantidade semelhante para dita classe média) e arrumaram um testa de ferro para servir de pivô numa transição para um governo de direita (ver extrema direita) sem que houvesse necessidade de se exporem e ainda surgirem como salvadores da pátria. Mas o povo não é cego.

A população está começando a ver quais são os caminhos da liberdade e da bonança, por mais que o o governo, de esquerda, que elevou a moral  do brasileiro e lhe deu oportunidade de voltar a ter orgulho de seu país, não tenha sabido preparar uma base sólida que pudesse enfrentar qualquer revés a que qualquer um está sempre sujeito, acredito mais uma vez, continuo a ser otimista e penso que ainda verei meus filhos e netos viverem num país que ofereça à sua população a chance de voltar a ser dignos de serem reconhecidos como um dos povos mais felizes e alegres do mundo. Malgrado as brigas que se travam entre os três poderes, algumas certamente na surdina e aquelas que estão expondo a nação ao mundo, ainda acredito que surja algum laivo de justiça que ajude a colocar as peças no devido lugar no tabuleiro político do Brasil.

Por enquanto o rei está em cheque e a rainha fora de posição protetora. Fica a pergunta:

Para quando o xeque-mate?     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog é público, mas a responsabilidade pelo que você diz ou comenta é só sua, inteiramente sua, fato pelo qual, antecipadamente, declino qualquer responsabilidade pelo registrado por outras pessoas que não eu próprio.